Desde a primeira hora do arranque deste projecto, realçámos o seu carácter inédito e inovador e sabíamos, porque era inevitável, que o tratamento sistemático e exaustivo de um núcleo arquivistico com a importância dos registos paroquiais iria revelar, leia-se, desvendar, muitos dos enigmas que subsistem na História de Portugal.

Ao longo destes três anos de desenvolvimento do projecto Nós, Portugueses, têm sido inúmeras as descobertas e novidades que temos encontrado e seria fastidioso elencar, tanto mais que, na maioria dos casos, não têm, mesmo para a comunidade científica, um impacto que justifique, para já, dar-lhes especial destaque.

Vale a pena, no entanto, divulgar hoje e aqui mais uma descoberta:

Para a vida do compositor Marcos Portugal, vulto maior da nossa música clássica, o estudo realizado pelo investigador Luis Filipe Marques da Gama publicado na edição de 1977 da revista "Armas e Troféus" constitui o trabalho de referência utilizado por todos os investigadores que depois dessa data abordaram a vida do músico. Aí apresenta um estudo desenvolvido sobre os seus antepassados e a sua família mais directa: pais e irmãos.

A terminar a sua investigação, Luis Filipe Marques da Gama, conclui: "Marcos António  da Fonseca Portugal casou em Lisboa com uma senhora cujo nome desconhecemos e de quem também ignoramos se deixou descendência." E a respeito de seu irmão mais novo, Simão Vitorino Portugal, também ele músico, organista da Patriarcal e falecido no Rio de Janeiro, refere que "viveu sempre à sua sombra" e "desconhecemos se casou e se deixou descendência".

A proximidade que mantiveram ao longo da vida não foi apenas no domínio profissional.  Facto desconhecido até hoje é que estes dois irmãos casaram  em Lisboa com duas irmãs, D. Maria Joana e D. Januária Evarista Vaz Carapinha, filhas de João José Vaz Carapinha e de Leonor de Jesus (de Sousa) como os respectivos registos de casamento aqui revelam.

Insistimos por isso: só o levantamento sistemático e completo dos casamentos registados em Lisboa que vimos fazendo permitiu aqui chegar e nessa justa media, o projecto Nós, Portugueses dá, assim, mais um contributo para a História de Portugal em geral e, em particular, para a biografia de um dos maiores compositores portugueses.

24 dezembro 2019