Promovido pela Associação dos Amigos da Torre da Tombo com a generosa intermediação do Cónego João Seabra, até há pouco tempo Prior da Paróquia da Encarnação de Lisboa, foi obtido um acordo que permitirá muito em breve a digitalização livros paroquiais conservados no arquivo da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, popularmente conhecida como “igreja dos italianos”.
Com a anuência da responsável pelo arquivo daquela igreja, Dra. Nunziatella Alessandrini, vão ser digitalizados todos os livros de baptismos, casamentos e óbitos que integram o seu arquivo e, posteriormente, disponibilizados on line no site Digitarq do Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Até aqui, como é sabido, a Torre do Tombo tinha (e continuará a ter em seu poder) 14 livros (2 de baptismos, 7 de casamento e 5 mistos), todos eles dos séculos XVI e XVII, entre as datas de 1560 a 1671.
A partir deste acordo, passarão a estar acessíveis aos investigadores todos os livros dos registos realizados naquela Igreja até ao século XX, sem necessidade de se deslocaram ao arquivo da Igreja do Loreto, única forma, até hoje, de poderem ser consultados. A este respeito, importa ter presente que, longe de servir exclusivamente a numerosa comunidade italiana residente em Lisboa - que naturalmente a privilegiavam para nela realizarem baptismos e casamentos - são de cidadãos portugueses a maioria dos assentos que aí se encontram.
Ao darmos esta notícia que é seguramente de grande alegria para todos os investigadores, a Associação dos Amigos da Torre da Tombo, aproveita para uma vez mais agradecer, desta vez publicamente, a todos os intervenientes neste processo e, muito especialmente ao Senhor Cónego João Seabra, à Senhora Dra. Nunziatella Alessandrini e ao Senhor Dr. Silvestre Lacerda, Director-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas pelo empenho, generosidade e disponibilidade que permitiram concretizar este acordo .
24 dezembro 2019