Instituída em 1987 por D. Fernando Mascarenhas, 12º marquês de Fronteira e 10º marquês de Alorna, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna tem estabelecido, desde a sua criação, parcerias com a maior parte das universidades portuguesas, acolhido diversos projectos de investigação na área das Artes e das Humanidades e aberto as suas portas a numerosas actividades de divulgação cultural. Tem também prestado apoio a estágios de formação profissional nas áreas da História e do Turismo.

Além das múltiplas actividades que desenvolve em Lisboa no Palácio Fronteira, constituindo o património que dispõe no concelho de Ponte de Sor e nomeadamente em Torre das Vargens (que está na origem do mais antigo título de Casa – conde da Torre) a base financeira da Fundação, tem procurado promover o desenvolvimento local e a política cultural do concelho.

Ponte de Sor

É nessa perspectiva que, contribuindo para o conhecimento da história local, adjudicou o levantamento dos registos paroquiais das referidas duas freguesias- Ponte de Sor e Torre das Vargens -  que está já disponível em site próprio e constitui a primeira iniciativa prevista no protocolo delineado entre a Fundação e a Associação dos Amigos da Torre do Tombo.

31 dezembro 2022