Se os principais beneficiários e, por maioria de razão, os principais patrocinadores do projecto Nós, Portugueses têm sido as Câmaras Municipais, para grandes cidades como Lisboa e Porto é indispensável, pela quantidade de informação disponível, o apoio das Juntas de Freguesia.

A Junta de Freguesia da Estrela foi a primeira a aderir ao projecto "Nós, Portugueses" que contempla o levantamento dos registos paroquiais das antigas freguesias de Santos-o-Velho e Lapa.

Nesta primeira etapa, estão já disponíveis todos os que casaram nesta freguesia de Lisboa entre 1890 e 1911, com indicação dos respectivos pais e testemunhas, além de inúmeras estatísticas históricas que retratam a freguesia neste período de 20 anos, desde a origem geográfica de quem aqui se estabeleceu aos nomes próprios mais utilizados, dos apelidos das famílias residentes à idade média dos nubentes, número médio de filhos por casal, índice de esperança de vida, locais de residência, etc., etc.

“Nós, na Estrela” está este ano em plena execução e é possível consultá-lo livremente no site da Junta a que também se pode aceder aqui.  

13 fevereiro 2022