Lisboa, Santos-o-Velho (Freguesia)

Notas

  • A actual designação de Santos-o-Velho era, originalmente, de "Santos Velhos" como ficaram registados na memória popular os três irmãos mártires Máximo, Veríssimo e Júlia, vítimas das perseguições do imperador Deocleciano (284-305).
  • Segundo a lenda. depois de mortos, o juiz ordenou que os cadáveres ficassem insepultos para servirem de pasto aos cães, mas ordenou depois que fossem lançados ao mar com pesadas pedras. Encontrados os despojos na praia do Rio Tejo, os cristãos recolheram-nos e sepultaram-nos no lugar onde depois se erigiu, por ordem de D. Afonso Henriques, a igreja dos Santos Velhos, que em Lisboa albergou as relíquias destes Santos.
  • Em 1475, D. João II ordenou que fossem trasladados para Santos-o-Novo, mosteiro das Comendadeiras de São Tiago. Em 1529, a comendadeira D. Ana de Mendonça mandou colocar as relíquias num cofre de prata, que foi depositado ao lado direito do altar mor da igreja.
  • Terá sido por esta altura que a velha igreja dos Santos Velhos passou a ser conhecida por Santos-o-Velho por diferença com o mosteiro de Santos-o-Novo, em Xabregas.
  • Admitimos que a extinção das ordens religiosas em 1834 tenha estado na origem da devolução das relíquias dos santos à igreja primitiva.

Conventos

Instituições

Lugares

Palácios

Pátios

Quartéis

Ruas

Vilas

Dados Estatísticos