Na biografia que dedicou ao Duque de Loulé, seu 4º avô, e constituiu tese de doutoramento, Filipe Folque de Mendoça indica uma outra data - 6 de Novembro - fundado no argumento de que o duque de Loulé sempre celebrou o seu aniversário nesse dia, alegadamente justificado pela sua particular a D. Nuno Álvares Pereira, agora São Nuno de Santa Maria, cuja onomástica se celebrava nessa data e, nesse sentido, teria havido um possível erro do pároco ao transcrever o assento para o livro de baptismos de São Vicente de Fora, por se ter realizado a cerimónia, não na da igreja mas no oratório dos marqueses de Loulé.
Desde logo, seria um surpreendente desleixo do pároco num assento de particular responsabilidade – o padrinho, presente no acto, era o cardeal patriarca de Lisboa. Depois, se era antiga em Portugal a devoção ao Condestável, a beatificação só aconteceu em 1914 e a escolha do dia 6 de Novembro é um decisão do papa Bento XV que só foi tomada em 23.11.1918 e, portanto, em absoluto desconhecida em vida do duque de Loulé, falecido em 1875. Até então, a Ordem dos Carmelitas em que o (agora) Santo professou, celebrava (e continua ainda hoje a celebrar) a 1 de Abril. Finalmente: “Nuno” era um nome recorrente na família Mendoça. Era Nuno o seu avô paterno, 6º conde de Vale de Reis, como foram Nunos o 4º, o 2º e o 1º condes deste título, e este último, neto de outro Nuno.
No livro nº 7 de Baptismos da Igreja de São Vicente de Fora, o assento é taxativo: baptizado a 7 de Novembro, “nasceu a 30 de Outubro”. A não haver perigo de vida – o que, por regra, seria referido pelo pároco, não menos surpreeendente seria que, nascido a 6 de Novembro, fosse baptizado no dia seguinte – contando com a presença do Patriarca de Lisboa avisado de véspera - e não uns dias ou uma semana depois, como era o costume da época. E se tivesse havido lapso, a correcção estaria seguramente averbada à margem do registo.
Mas, importa realçar, 6 de Novembro é, de facto, a data que o “Diário Ilustrado” de 25.5.1875 aponta para o seu nascimento na extensa biografia que publica por ocasião da sua morte e é, também, a data referida na bibliografia de referência.
01 janeiro 2024