Ministério das Obras Públicas

  • Criado por decreto de 30 de Agosto de 1852 assinado pela rainha D. Maria II no Palácio de Mafra - até então, o serviço de obras públicos era tutelado pelo Ministério do Reino - , foi seu primeiro titular o engenheiro militar António Maria de Fontes Pereira de Melo que seria responsável pelo  extraordinário impulso dado às obras públicas que ficou na História  de Portugal conhecido com "Fontismo".
  • Tendo como missão definir, coordenar e executar a política nacional nos domínios da construção e obras públicas, dos transportes aéreos, fluviais, marítimos e terrestres e das comunicações como Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, sendo o seu âmbito de actuação muito mais vasto como a própria designação refere.
  • Em 1910, passou a designar-se Ministério do Fomento exactamente com as mesmas atribuições mas aoo longo dos anos foi conhecendo várias outras designações e várias outras atribuições, acumulando ou perdendo tutelas:  separação dos Transportes e Comunicações, acumulação com a Habitação, Urbanismo, Construção, Planeamento e Administração do Território, etc., etc.
  • A separação da Agricultura ocorreu em 1918 e do Comércio em 1919 com  a criação destes dois novos ministérios que, tanto um como outro, foram vártias vezes extintos e restabelecidos ao longo dos anos.

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