Hospício dos Clérigos Pobres

  • Localizado em Lisboa na Rua de São Pedro de Alcântara, 57-69 (Bairro Alto), freguesia da Encarnação, o Hospício dos Clérigos Pobres foi fundado em 1651, por disposição testamentária do general Rui Correia Lucas e sua mulher Milita da Silveira com o objectivo de asssegurar aos clérigos da província um local de acolhimento  nas suas deslocações a Lisboa.
  • Só 40 anos depois foi autorizada a sua construção por alvará régio de 1692, que estabelecia a cláusla expressa de não poder ser convertido em convento - como por vezes é chamado - e previa albergar 13 religiosos. Só em 1722 foi construída uma ermida com a invocação de Nossa Senhora da Conceição.
  • Por decreto de 14 de Dezembro de 1747, o rei D. João V tomou o hospício debaixo da sua proteção, recomendando à Mesa da Consciência e Ordens o cumprimento das disposições testamentárias dos instituidores.
  • Por ser administrado por esta instituição, ficou fora da alçada da extinção das ordens religiosas de 1834 e  continuou a funcionar até 1853, altura em que foi decidido o seu encerramento e o edifício entregue ao Seminário Patriarcal de Santarém. O mau  estado de conservação obrigou à sua demolição em 1858, sendo depois edificado no local um prédio de habitação.