O programa "Digitarq", digitalização dos arquivos, da DGLAB - Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas a que todos chamamos mais simplesmente Torre do Tombo - arrancou em 2003  com os vários arquivos a utilizar diferentes programas de suporte para disponibilização das imagens dos seus acervos em geral e dos registos paroquiais em particular. Com o passar dos anos, algumas dessas plataformas foram sendo substituidas pela que hoje está em vigor, mantendo-se fora dessa uniformizção os arquivos regionais da Madeira e dos Açores e, no Continente, os Arquivos Distritais de Braga e Coimbra que estão sob a alçada das respectivas Universidades.

Está neste momento em fase de testes e de migração de informação um novo Digitarq que, entre outras inovações, reunirá num único site se não todos, a maioria dos diferentes sites dos arquivos distritais, com mais funcionalidades que a evolução natural da tecnologia permite e, nomedamente, na ampliação das imagens. A imagem da futura homepage levanta apenas uma ponta do véu...

Ainda que esteja previsto para este ano, não existe ainda uma data definida para o seu lançamento. Também por isso, poucos mais pormenores podemos avançar. Mas é, evidentemente, uma excelente notícia para todos e ajuda a entender algumas momentâneas interrupções de navegação sentidas nos últimos tempos pelos investigadores nalguns sites distritais.

Vamos continuar atentos e procuraremos aqui dar conta do desenvolvimento desta nova plataforma.

 

05 fevereiro 2025